sábado, 17 de janeiro de 2009

Primeiro passo

Escrever, comunicar. Com certeza, essa é a coisa pela qual mais me interesso e que faço sem me cansar. Digamos que é meu único dom, já que eu sou péssima em tudo (Apesar de muitos afirmarem que sou criativa, e isso pode ser considerado outro talento, porém útil em qualquer área). Se eu não pôr em prática, já era! Além de me sentir péssima por ser ruim em qualquer outra coisa, fico com a mente desocupada e isso não é bom.
O que faltava para abrir meus olhos foi um personagem de um filme que eu acabei de assistir, o jornalista Michael Doyle do filme “Vestida para casar” (A propósito, uma comédia romântica divertidíssima e perfeita para manteigas derretidas como eu). Ele escreve sobre casamentos para um jornal em Nova York. Michael é fascinado por casamentos. Não assume, mas deixa exposto nas entrelinhas. Ele tem a sensibilidade de perceber a alegria do casal, o olhar apaixonado do noivo para a noiva entrando na igreja, entre outros sentimentos envolvidos nos elementos da cerimônia.
Bem, ele escreve sobre o que gosta e é reconhecido por seu trabalho. Fazer o que gosta, ser reconhecido e bem sucedido é o que todos buscam, ou deveriam buscar, e isso me chamou a atenção, porque eu não tenho dado a mínima atenção a esse ponto da minha vida.
Claro que não foi só esse o responsável pela minha admiração por essa área. Na realidade, qualquer jornalista redigindo qualquer coisa me encanta! O maior problema do jornalismo é o vínculo com a instituição a qual ele serve, além do baixo piso salarial. Muitas vezes, a matéria é contaminada pelos interesses, não há neutralidade e há distorção dos fatos em prol da instituição. Hoje não preciso me preocupar com isso, mas é provável que, se der tudo certo, um dia serei colocada em cheque. Nem tudo são flores! A única coisa que importa no momento é que adoro escrever, meu sonho é ganhar a vida com isso, fazer faculdade de Jornalismo, me profissionalizar e deixar de ser amadora. Ser realmente boa, ser reconhecida por isso e servir à sociedade.
Por isso, resolvi começar a me dedicar mais, ler mais, escrever e publicar aqui. Não sei quais serão os resultados, se vocês gostarão do que irão ler, se vou conseguir escrever sobre outra coisa a não ser eu mesma, se vou desistir no meio do caminho.
Enfim, que Deus me ajude no primeiro passo do que eu acredito que, um dia, será minha profissão e meu orgulho.

Mônica Coelho.

Um comentário:

  1. Como assim você só tem esse dom?
    Que louca.
    Garota mais talentosa que conheço.
    Ótimo texto =)

    ResponderExcluir