terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O patinho feio

Antes de qualquer coisa, estou muito feliz porque descobri que meu blog tem leitores! E mais ainda por eles gostarem do que lêem aqui. Fico feliz por ser “ouvida” e por meus pensamentos terem alguma relevância pra mais alguém além de mim! haha


Bem, não sei por onde começar. Além de os quatro dias mais esperados do ano terem acabado de se passar e com eles ter surgido aquelas milhões de novidades engraçadas, outras coisas mais importantes andaram me chamando a atenção. Uma delas é até relacionada ao que acontece muito no carnaval, e hoje o post vai ser sobre isso.

Tudo começou com um corte maldoso que eu dei em um qualquer que chegou me abordando:
- Qualquer: você tem cara de que não fica com homem feio

Eu dei uma analisada rápida no cara e constatei logo que ele não fazia meu tipo...

- Eu: É, pois é

E saí andando.
Depois eu e minhas amigas conversamos mais ou menos sobre isso. É muito chato quando algum garoto chega em você e você faz aquela análise superficial e descarta de cara por o achar feio. E pior, quando ele pergunta “Por que você não quer ficar comigo? Eu sou feio?”. Uma das minhas amigas disse que as vezes tem vontade de responder “Você quer que eu responda a verdade ou o que você quer ouvir?”, mas ela, assim como eu, preza a auto estima das pessoas e nunca dá uma resposta negativa.
Já a outra não liga:
- Como eu faço pra ficar com você?
- Nasce de novo

Pra gente que vê é engraçado, mas imagina como o cara ficou se sentindo. Claro que quem aborda as pessoas desse jeito escrachado – que eu, particularmente, DETESTO e não acho que seja muito eficiente – tem que estar preparado pra tudo.
O que me chamou a atenção não foi essa relação ação masculina – reação feminina, mas o fato de nós, tanto mulheres quanto homens, fazermos esse julgamento tão superficial sobre as pessoas. Tem tantos outros pontos importantes – mais importantes até – a serem levados em consideração além da aparência! O que acaba acontecendo quando se dá a oportunidade de o patinho feio pelo menos trocar uma idéia é a descoberta de que ele é tão legal, simpático, educado que acaba se tornando “pegável” e, dependendo da evolução do relacionamento, tem potencial pra ser um companheiro muito melhor do que o gatão que você certamente daria preferência se não estivesse tão gentil no dia em que deu oportunidade de o feinho mostrar suas qualidades.
O contrário também pode acontecer. O bonitão, dependendo de seu comportamento, da afinidade, das suas qualidades e defeitos pode se tornar um ogro.
Resultado: os patinhos feios dependem da boa vontade dos outros enquanto os gatões tem a preferência.
Um tanto injusto mas parcialmente justificável, afinal, quem é que vai preferir beijar um brucutu podendo beijar um colírio? Harmonia é o segredo.
E outra, NO MÍNIMO quem fica com o desprovido de beleza tem que achar alguma graça no sujeito, nem que seja um charme, um sorriso bonito... Não é pra sair fazendo caridade e dando chance a completos terríveis que, AOS SEUS OLHOS, tem uma feiúra imutável. Não sou adepta ao Teorema de Carlão mas sim a dar chance de o patinho feio se mostrar e sofrer mutação ótica.
O que está em cheque é o julgamento instantâneo e fútil de beleza. Para mim, beleza, seja ela como for, continua pondo mesa.


Um comentário:

  1. Com a palavra: O patinho feio ! rs

    Adorei o post, voce é demais .

    E pode ter certeza, que mesmo que voce abandone a faculdade, os seus amigos de verdade estarão sempre lá, te apoiando no que voce precisar. E se voce acha que esse não é caminho pra você (e eu concordo), não vou te deixar "nunquinha" ! =D

    Estarei contigo no caminho que você escolher percorrer ! Conta comigo gata. Bjo

    ResponderExcluir