segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ainda verás que um filho teu não foge à luta

Copa do mundo, evento que move todo um planeta em prol de um objetivo através de uma paixão. Nessa época, cidadãos de todos os países que tem mil divergências entre si, sejam políticas, culturais ou simplesmente divergência de opinião esquecem as diferenças e se unem pra torcer por seu país. Nesse momento único de união nacional também vemos renascer em cada canto do mundo o sentimento de patriotismo que ficou para trás em algum momento de suas histórias. Seja ao se emocionar ao ouvir o hino de seu país, ao vestir a camisa de sua seleção ou ao esquecer de toda a corrupção e descaso e sentir orgulho de sua pátria.
Agora falando particularmente do brasileiro, como será o efeito dessa competição mundial que afeta tão positivamente a todos nos políticos e dirigentes? Será culpa, consciência pesada por roubar do brasileiro a dignidade e o gosto de poder sentir orgulho de seu país em seu dia a dia? Será vontade de redenção que se perde juntamente com o sentimento de patriotismo que vai embora junto com o final dos jogos? Ou será que a ambição e o egocentrismo os tornaram imunes a qualquer sentimento de unidade nacional?
É de cortar o coração ver um país rico e abundante com o Brasil nas mãos de líderes que sequer se comovem ao vê-lo brilhando a nível mundial, mostrando pra todo o mundo que por mais que não tenhamos condições para investimento em esportes como eles, temos aqui o talento que eles tanto procuram.
O que mais me dói nisso tudo é a parte que eu não gosto de admitir. É muito fácil culpar os políticos por toda a desgraça que acontece, mas quem coloca o poder em suas mãos somos nós. A Democracia é uma faca de dois gumes: temos o direito de escolher o que é melhor, mas esse direito nos torna responsáveis por tudo, responsáveis somos TODOS nós. Nessas horas me pergunto se o Brasil está mesmo preparado pra viver uma Democracia.
Não queria entrar nesse mérito mas, por mais que não pareça, futebol e política são inerentes um ao outro. Aliás, política é inerente a QUALQUER assunto e não deveria ser ignorada do jeito que tem sido atualmente. O que falta ao brasileiro é a consciência política que nossos dirigentes fazem questão de nos tirar, ou vocês acham que é a toa que a educação é tão precarizada no Brasil? Não é por acaso que os níveis de educação que recebem menos subsídios são os médio e superior, já que é exatamente neles que a consciência política do cidadão é formada.
Enfim, mesmo com toda essa trama de interesses, poder, corrupção e ignorância política por parte da maioria dos brasileiros, ainda tenho um resto de utopia e esperança no coração que clama pelo dia em que vamos ter dignidade para poder dizer em qualquer época que for: Tenho orgulho de ser brasileiro!

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto. Você conseguiu em poucas palavras e de forma impactante, mostrar a realidade em que nós vivemos.
    Sempre que der vou dar uma passadinha para ler mais dos seus textos.
    Continue assim!:D

    ResponderExcluir