segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dúvidas: fazem parte da vida

Me diz qual seria a graça de viver ja sabendo tudo o que vai acontecer, de não ter um momento angustioso de dúvida para, logo depois, sentir o alívio de saber o que fazer. Não, não teria graça. Mas convenhamos que o momento da dúvida também não é lá muito satisfatório (ainda mais para librianos como eu).
Enfim, venho passando por essa situação há um tempinho, e com uma dúvida nada simples. Dúvida que eu ja deveria ter tirado há um bom tempo atrás, mas a acomodação e o medo me fizeram adiar, adiar, adiar .. e agora não dá mais para empurrar com a barriga. Meu futuro e minha satisfação profissonal estão em jogo.

A dúvida é comum, porém não é simples: qual curso fazer ? qual carreira seguir ?

Como eu invejo os que ja tem essa resposta em mente desde criança. Eu ja mudei tantas vezes de opinião. Quando eu era criança, meu primeiro sonho foi ser astronauta. Depois, escritora, dona de supermercado (hahaha), arquiteta, médica, advogada, jornalista ... e, por fim, assistente social.
A verdade é que tudo isso me encanta, eu me deslumbro muito fácil com as particularidades de cada profissão, e acabo me perdendo na hora de fazer uma escolha séria.
Confesso que a minha escolha "Serviço Social" foi muito contaminada por meus pais, que não queriam a filha de 17 anos morando longe de casa. Minha falta de interesse na hora de estudar para o vestibular também foi crucial.. escolhi um curso fácil de passar, passei um ano inteiro de bobeira e no final, passei em quinto lugar.
Orgulhosa ? nem tanto. Se eu tivesse passado em último lugar para o segundo semestre de um curso que eu sempre tivesse sonhado em fazer, teria sido mais satisfatório. É triste, mas é a verdade.
Ah se arrependimento matasse, se o tempo voltasse .. mas já que não volta, o jeito é consertar as coisas a partir daqui. Se ao menos eu conseguisse identificar qual é o meu sonho e saber atrás de quê eu tenho que correr .. mas nem isso eu sei, estou completamente perdida, sem ida nem volta.
Tenho uma tendência grande a escolher algo na área de humanas, pelo menos disso eu sei ! E sei que gosto de escrever e, modéstia parte, sou boazinha nisso ! Me interesso muuuito por Jornalismo, mas sou um pouco insegura quanto a essa profissão. Sei que é algo para apaixonados, e que só se dá bem quem tem contatos e quem é "peixe grande". E eu não sei se me encaixo nesse perfil, e tenho muito medo de arriscar. Para eu chegar até lá, precisaria renunciar muita coisa e mudar radicalmente de vida. É escolha para quem tem certeza de que vale a pena, e eu não tenho :/
Fazendo jus ao início do texto, tenho que assumir que esse momento de dúvida é só uma fase, e que no final, todo esse orgulho e satisfação que eu ainda não senti, virão em dobro e tudo isso vai ter valido a pena (:

Mônica Coelho.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que as dúvidas existem, né?
    se a sua vida passasse sem questionamentos, arrependimentos e mudanças, não haveria sentido viver 80 anos como vivemos... repetindo histórias, estagnados sempre no mesmo lugar, imunes ao novo, ao que pode ser melhor.
    tenho certeza de que isso aí te afligindo, logo passa... sempre passa.

    adorei os seus comentários lá no blog!
    better late than never! ahuhauhahua
    quem fez aquele comentário gigantesco e super bem embasado não foi a Maria, foi o Wesley - amigo meu de muuuito tempo que será calouro de psicologia da UFF-RO 2009.2 =D

    continue escrevendo, eu adoro ler e aprender com formas diferentes de escrita.
    (L)

    ResponderExcluir