terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

In ten years time...

Hoje no curso aprendemos o Future Perfect, e nesse tempo verbal se fala de uma situação que, no futuro, ja terá acontecido ou estará acontecendo. Por exemplo: daqui a 1 ano, eu ja vou ter terminado o curso de inglês.
E nessa aula, o professor nos propôs situações futuras tendo 10 anos como margem para que nós refletíssemos e praticássemos. Eu acho que refleti mais do que ele esperava.

Primeiro, o que são 10 anos?
a primeira situação foi "você acha que em dez anos você ja terá se casado?"
a turma respondeu em coro que NÃO com um tom de "mas já? tão cedo?" .. mas o que são 10 anos para nós que ja temos mais de 18?
para mim, que tenho 19, sem dúvidas pretendo estar casada aos 29, se possível antes!

Quando eu dei essa resposta, transferi minha reflexão para todos. Eles enxergaram que não somos mais crianças de 7 anos que ao se passar 10 anos não muda muita coisa - até muda, mas não mudanças tão drásticas assim - e passaram a somar significativos 10 anos à idade atual e refletir de verdade sobre os planos para a vida. Bom, eles eu não sei, já eu...

A partir dos 19 anos, 10 anos é uma boa margem para construir uma vida independente e sólida, não necessariamente alcançar o sucesso profissional mas pelo menos o básico do básico; dá tempo de encontrar o amor da sua vida e se casar; dá tempo de criar condições para ter filhos e dar a luz a eles, aprender a ser uma boa mãe/um bom pai.. e dá tempo de fazer tudo isso ao mesmo tempo.
Essas são minhas ambições para daqui a 10 anos, mas quaisquer que elas sejam, dá tempo!

O que me fez refletir mesmo é que eu não sei se hoje estou fazendo a coisa certa para alcançar esses objetivos nesse futuro "próximo". O tempo voa e meus planos (profissionais!) mudam a cada dia, não sei se sou versátil ou volúvel demais. Mas eu to tentando, e julgo ser normal essa dúvida, afinal, quem é que tem certeza de alguma coisa nesse mundo?

Um comentário:

  1. hmm, posso divagar?
    hahaha
    primeiro, é muito bom saber que mesmo não querendo, consigo te atingir com as minhas palavras... acho que essa é a segunda maior ambição de quem escreve, depois de extravasar seus sentimentos, tocar nos sentimentos de alguém.

    gostei muito de ler tudo isso aqui também. porque eu, assim como você, pretendo daqui a 10 anos estar realizada profissional e pessoalmente... não sei se haverá compatibilidade entre os meus planos e o que acontecerá, mas espero estar, independente de qualquer coisa, realizada.
    para mim é esse o sentido de tudo, sabe? estar feliz, mesmo fazendo aquilo que eu não tinha ideia há tempos atrás.

    lute para ser alguém FELIZ. concordo que devemos ter metas a serem cumpridas a longo prazo, mas tudo o que tem futuro começa nesse segundo, com o que fazemos agora.

    não deixe que as suas dúvidas te paralisem.

    In one hour time...

    ResponderExcluir